PROPOSTA
Sabemos que a literatura infantil faz parte do repertório do trabalho desenvolvido na escola. Com este projeto, queremos proporcionar uma aproximação diferenciada da literatura infantil, conhecendo e refletindo sobre aspectos importantes ligados a leitura e a literatura, como: a literatura como arte, o papel da ilustração, os processos de escrita e criação literária, a importância de um ambiente leitor na formação da criança e as relações dos escritores e suas obras.
Este projeto também terá como objetivo apresentar alguns caminhos para a prática educativa, visando inserir as famílias como parte do trabalho com a leitura e a formação de pequenos leitores.
Ao longo do projeto será proposto um diálogo direto entre os familiares e a escola utilizando o blog da unidade no que diz respeito a exploração de histórias, reflexões sobre alguns temas, entrevistas sobre autores e a criação de uma “roda de ideias”.
PRIMEIRAS AÇÕES DO PROJETO
- Divulgação do blog da escola para toda comunidade escolar;
- Blog (blogdogracilianoramos.blogspot.com.br): acesse, divulgue, escreva, coloque suas opiniões na roda de ideias;
- Início do empréstimo de livros para as crianças;
- Orientações para os familiares para o incentivo a leitura de histórias para as crianças.
COMO LER HISTÓRIAS COM CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES
- Leia conversando, perguntando e estimulando a criança;
- Durante a leitura: crie um clima afetuoso, coloque a criança no colo, no sofá, toque, abrace, beije a criança, bata palmas e faça movimentos junto com ela;
- Leia apenas enquanto a criança estiver interessada e participando;
- Crie o hábito de leitura, sempre nos mesmos horários: depois do almoço, hora do descanso, depois do banho, antes de dormir.
Divirtam-se!
CAMINHOS DA LEITURA...
Este mês será dedicado as memórias da sua infância com a leitura de histórias.
“Minha mãe era uma leitora. Minha mãe lia. Minha mãe lia uns livros que eram uns livros que circulavam naquela época. Era a coleção do Clone, A Adadela, Mulheres de Bronze.
Naquela época não tinha literatura infantil. Naquela época a gente não se preocupava com isso. Tinha o livro da escola que eu recebia, mas não era um livro literário. E eu ia lendo o que sobrava lá em casa, da minha mãe. Eu já entrei a ler uma literatura dita para adulto.”
(Bartolomeu Campos de Queiros)
E você? Quais são as suas memórias? Como aconteceram as suas primeiras leituras? Quais eram os livros escolhidos e lidos?
Eu me lembro...
“Mais do que comprovar a existência de uma relação próxima com os livros na infância, ouvir as histórias de vida nos permite um olhar para como essas relações se deram.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário