quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO: CAMINHOS DA LEITURA



PROPOSTA

Sabemos que a literatura infantil faz parte do repertório do trabalho desenvolvido na escola. Com este projeto, queremos proporcionar uma aproximação diferenciada da literatura infantil, conhecendo e refletindo sobre aspectos importantes ligados a leitura e a literatura, como: a literatura como arte, o papel da ilustração, os processos de escrita e criação literária, a importância de um ambiente leitor na formação da criança e as relações dos escritores e suas obras.
Este projeto também terá como objetivo apresentar alguns caminhos para a prática educativa, visando inserir as famílias como parte do trabalho com a leitura e a formação de pequenos leitores.
Ao longo do projeto será proposto um diálogo direto entre os familiares e a escola utilizando o blog da unidade no que diz respeito a exploração de histórias, reflexões sobre alguns temas, entrevistas sobre autores e a criação de uma “roda de ideias”.


PRIMEIRAS AÇÕES DO PROJETO
  • Divulgação do blog da escola para toda comunidade escolar;
  • Blog (blogdogracilianoramos.blogspot.com.br): acesse, divulgue, escreva, coloque suas opiniões na roda de ideias;
  • Início do empréstimo de livros para as crianças;
  • Orientações para os familiares para o incentivo a leitura de histórias para as crianças.
COMO LER HISTÓRIAS COM CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES
  • Leia conversando, perguntando e estimulando a criança;
  • Durante a leitura: crie um clima afetuoso, coloque a criança no colo, no sofá, toque, abrace, beije a criança, bata palmas e faça movimentos junto com ela;
  • Leia apenas enquanto a criança estiver interessada e participando;
  • Crie o hábito de leitura, sempre nos mesmos horários: depois do almoço, hora do descanso, depois do banho, antes de dormir.
Divirtam-se!

CAMINHOS DA LEITURA...

Este mês será dedicado as memórias da sua infância com a leitura de histórias.

“Minha mãe era uma leitora. Minha mãe lia. Minha mãe lia uns livros que eram uns livros que circulavam naquela época. Era a coleção do Clone, A Adadela, Mulheres de Bronze.
Naquela época não tinha literatura infantil. Naquela época a gente não se preocupava com isso. Tinha o livro da escola que eu recebia, mas não era um livro literário. E eu ia lendo o que sobrava lá em casa, da minha mãe. Eu já entrei a ler uma literatura dita para adulto.”
(Bartolomeu Campos de Queiros)

E você? Quais são as suas memórias? Como aconteceram as suas primeiras leituras? Quais eram os livros escolhidos e lidos?

Eu me lembro...

“Mais do que comprovar a existência de uma relação próxima com os livros na infância, ouvir as histórias de vida nos permite um olhar para como essas relações se deram.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário