O Censo de 2022 indicou que o município de São Bernardo do Campo possui cerca de 1300 indígenas no seu território, inclusive em contexto urbano.
Considerando a necessidade de implantação de ações para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos indígenas, se faz imprescindível:
- Identificar as etnias existentes no município;
- Mapear a localização dos indígenas em contexto urbano no território; e
- Monitorar indicadores de saúde dessa população.
Nesse contexto, o município de São Bernardo do Campo, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizará uma ação de cadastramento e atualização cadastral (raça e etnia).
Desta forma, orientamos que todos os indígenas residentes no município busquem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para essa finalidade, munido de documento de identidade, CPF e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.
Informamos que amanhã, dia 07/10/2023 (sábado), das 08:00h às 17:00h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em virtude das ações de saúde da Mulher "Outubro Rosa" e campanha de Multivacinação. Nesse dia será possível também realizar o cadastramento e atualização cadastral de indígenas em contexto urbano.