quarta-feira, 17 de maio de 2023

Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Clique na imagem para ampliar

O Estatuto da Criança e do Adolescente especifica que toda criança deverá estar protegida de ações que possam prejudicar seu desenvolvimento. No entanto, a realidade de transgressão a esse direito atinge uma parcela significativa de crianças, que têm seu cotidiano permeado por variadas formas de violência. A prática de violência contra crianças e adolescentes (maus tratos, abandono e negligência, abuso e exploração sexual comercial, trabalho infantil, dentre outras) não é recente. Sua visibilidade, no entanto, vem ganhando novos contornos, principalmente na proporção e extensão que vem ocorrendo nas duas últimas décadas no Brasil.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes e o objetivo é a mobilização para sensibilizar a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, promovendo atividades com foco na prevenção de situações de violência contra as crianças e adolescentes.

Por que do dia 18? No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

A campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” ganhou força ao passar dos anos, tornando-se a principal campanha nacional de combate e tendo como símbolo uma flor amarela. Essa flor é como uma lembrança dos desenhos da primeira infância e associa a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Vamos Juntos Proteger nossas crianças e adolescentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário